terça-feira, 25 de novembro de 2008

A propósito de Fernando Pessoa e um seminário que teve lugar hoje liderado por Eduardo Lourenço à volta das suas publicações



Poema em Linha Recta


Nunca conheci quem tivesse levado porrada.

Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo

[...]

Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas
ridículas,

Eu verifico que não tenho par nisto tudo deste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo

Nunca teve um acto ridículo, nunca sofreu enxovalho,

Nunca foi senão príncipe - todos eles princípes - na

vida...

Quem me dera ouvir de alguém a voz humana

[...]

Poderão as mulheres não os terem amado,

Podem ter sido traídos - mas ridículos nunca!

E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído,

[...]
Só para reflectir, isto agora digo eu.
(imagem www.somosportgueses.com)

1 comentário:

remedios disse...

Será que o Pessoa teria preferido não ser ridiculo, e ser traído, como os que o rodeavam?